No Brasil, marcas como Daterra e San Coffee e a italiana illycafé se unem a mais 121 outras companhias que atuam na compra, torrefação e importação de cafés em todo o mundo
Afinal, por definição, o que são Empresas B? São companhias que, além de produzir, lucrar e movimentar a economia, oferecem benefícios sociais e ambientais – daí o “B” conferido como selo de qualidade a essas iniciativas. Quem recebe o título de Empresa B são negócios que atendem aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental e a critérios de transparência e de responsabilidade legal em equilibrar seu lucro e seu próposito.
Em outras palavras, o Sistema B é uma certificação conferida por instituições que analisam práticas e políticas empresariais. No Brasil, a organização responsável por atribuir o selo de empresa B é o Sistema B.
Por meio da Avaliação de Impacto B (BIA, na sigla em inglês), o Sistema B se propõe a “acompanhar e medir fatores que vão além do desempenho econômico do negócio, levando em consideração o desempenho social e ambiental que a empresa gera no curso de sua operação”.
A análise é realizada em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.
Em outras palavras, a avaliação diagnostica como as operações e o modelo de negócio da empresa afetam pessoas, sociedades e ecossistemas “desde a cadeia de suprimentos e materiais de entrada até as doações de caridade e benefícios aos funcionários”, nas palavras da própria organização.
Como surgiu a certificação?
Em 2006, três amigos, Jay Coen Gilbert, Bart Houlahan e Andrew Kassoy, na Pensilvânia (EUA), se juntaram e deixaram as carreiras corporativas e criaram o B Lab, ONG dedicada a auxiliar empresas na missão de ter um impacto positivo e mantê-lo ao longo do tempo. A ideia era redefinir o sentido de sucesso empresarial solucionando problemas sociais e ambientais de produtos e serviços.
Em 2007, já eram 82 empresas certificadas. Em 2011, foi fundado o Sistema B Internacional, que supervisiona o crescimento do movimento B em colaboração com parceiros nacionais em vários países ao redor do mundo. O Sistema B (acesse) latino-americano surgiu em 2012 e passou a operar no Brasil em 2013.
Atualmente, há 4.384 empresas B em 77 países – 233 destas empresas estão no Brasil, incluindo Natura, Movida, Daterra, entre outras.
Atributos essenciais
De acordo com o Sistema B, são quatro as características fundamentais das também chamadas B Corps: ter um propósito forte, ou seja, todas as ações do negócio são motivadas e comprometidas com a geração de impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente; incorporar as cláusulas B, ampliando os deveres dos acionistas, administradores e gestores, ao incluírem no contrato social duas cláusulas B, que garantem o compromisso da empresa de ir além de seus interesses financeiros e econômicos nas tomadas de decisão; se comprometerem com uma melhoria contínua e atuarem com interdependência.
Atuação no Brasil
Em junho do ano passado, a Daterra Coffee realizou o (B)ean – Diálogos sobre Empresas na Indústria do Café, evento online cujo objetivo era inspirar a cadeia de cafés especiais do país, por meio da experiência de outras companhias do setor. Em 2022, o evento acontecerá novamente, sob a batuta da CEO da Daterra, Isabela Becker, ela própria uma incentivadora das Empresas B. Assista entrevista exclusiva com a executiva aqui.
Como se tornar uma empresa B
Alguns pré-requisitos são necessários para ser uma empresa candidata: ser uma entidade com fins lucrativos, ter mais de 12 meses de operação, operar em mercados competitivos, ser uma empresa completa e distinta e adicionar as cláusulas B em seus documentos.
Confira as 124 empresas B da área de café em todo o mundo
América Latina (9)
- Daterra
- SanCoffee
- Juan Valdez Café
- Caravela Coffee
- Lohas Beans
- Presto
- Origin Coffee
- Cabra Negra
- Buna
- Nespresso
Europa (14)
- Coffee Circle
- Coffee Collective
- Boca Coffee
- Moyee Coffee
- Onsk
- Clever Coffee
- Kaffe Bueno
- Illicaffé
- Oxfam Fair Trade
- LOT61
- Debuencafé
- Rotterzwam
- Fairtrade Original
- Chacun son Café
Reino Unido (14)
- TrueStart Coffee
- Presto
- Origin Coffee
- Dark Woods Coffee
- Dear Green Coffee Roasters
- Volcano Coffee Works
- Dr Wakefield Company
- Amamus
- Coaltown Limited
- Sustainable Harvest
- CRU Kafe
- Cafédirect
- Bio-been
- Keepcup
EUA e Canadá (43)
- One Village Coffee
- Salt Spring Coffee
- Grounds for Change
- Larry’s Coffee
- Equator Coffees
- Coda Coffee
- Reunion Coffee Roasters
- Amavida
- Jim’s Organic Coffee
- Coffee by Design
- Nossa Família Coffee
- Wicked Joe
- Exilior Coffee
- Stumptown Coffee Roasters
- Endiro Coffee
- Steeped Coffee
- Olympia Coffee
- Aldea Coffee
- Propeller Coffee Co.
- Thread Coffee Roasters
- Cooperative Coffees
- Thanksgiving Coffee Co.
- Just Coffee Cooperative
- Peace Coffee
- Muskoka Roaster Coffee
- Stone Creek Coffee
- Red Bay Coffee
- Conter Culture Coffee
- Dean’s Beans Organic Coffee Company
- Cafe Campesino
- Conscious Coffees
- Jordan’s Tombs
- Our Gorongosa
- Passenger
- BLK & Bold Specialty Beverages
- Higher Grounds
- Nourish Juice Bar
- Mulanje Tea Imports
- Commons Company
- Miir
- Grosche
- Thrive Farmers
Austrália/Nova Zelândia (6)
- Montville Coffee 2016
- Huskee
- Pablo & Rusty’s Coffee Roasters
- Sample Coffee Roasters
- Jasper Coffee
- SilverChef