Yuri Pinnotti, proprietário da Tem Café, loja especializada na venda direta ao consumidor de microlotes, em sua maioria, de pequenos proprietários, ressaltou a dificuldade em escolher apenas 10 dos quase 60 rótulos diferentes
Listas são, via de regra, injustas, mas mesmo conscientes disso, fomos até a Tem Café, de Yuri Pinnotti, pedir para que ele, com exclusividade para o Grão Especial, escolhesse os 10 melhores cafés comercializados em seu estabelecimento em 2018, dentre os mais de 60 microlotes que são vendidos na loja.
Para Yuri, a missão foi complicada. “Sempre estão chegando cafés muito bons na loja, escolher apenas 10 foi um exercício muito difícil”, justifica.
Mas, sem mais delongas, vamos ao que interessa:
1º. Lugar – Café Nuance – produzido por Ismael Andrade, do Cerrado de Minas, foi campeão do Cup of Excellence Brazil Naturals 2018, a maior premiação do setor. Ismael e seus irmãos produzem excelentes cafés em suas sete propriedades;
2º. Lugar – Terroir Faleiros, produzido pelo grupo Cafés da Alta Mogiana, composto por nove fazendas produtoras de cafés especiais. O Terroir Faleiros é produzido na fazenda Nossa Senhora de Fátima. Em 2015, foi eleito o melhor café da região da Alta Mogiana;
3º. Lugar – Café Cuesta, produzido em São Sebastião da Grama, SP, a fazenda Cuesta é de propriedade da família Pinnotti. Leia matéria completa no link.
4º. Lugar – Coruja Hastenreiter, da fazenda Hastenreiter, localizada na região das Matas de Minas. Café fermentado pelo processo anaeróbico.
5º. Lugar – Vale dos Barbados – da região de Domingos Martins, no Espírito Santo, no município de Alto Piraju. A propriedade é cercada por uma extensa faixa de Mata Atlântica, cercada de bugios ou macacos barbados. É considerado um café exótico.
6º. Lugar – Café Coopiatã – produzido na Chapada Diamantina, na Bahia, reconhecidamente uma região produtora de excelentes cafés especiais. A Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã só trabalha com agricultura família.
7º. Lugar – Café Tozzi- produzido na cidade de Brejetuba, no Espírito Santo, ganhou prêmio em 2017 de Colheita Tardia, e foi torrado pela Três Corações.
8º. Lugar – Café do Henrique – produzido pelo cafeicultor Henrique Sloper, torrado pela barista Silvia Magalhães;
9º. Lugar – Café do Moço- torrado pelo Léo Moço e produzido pela fazenda Daterra.
10º. Lugar – Tequila – produzido na Serra da Mantiqueira, há mais de 1.200 metros, foi classificado entre os 25 melhores cafés no Coffee of the Year 2017.
A Tem Café fica na rua Alagoas, 563, Higienópolis, SP, www.temcafé.com.br
Fone.: 11 36613269.
Fotos e vídeos: Clodoir de Oliveira